Na Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a quaresma. Tempo forte de oração e penitência. Um grande retiro espiritual. Tempo de cuidar da nossa alma. Já vale a pergunta: Como está sua alma?
Deus não obriga a ninguém. Mas será que não vale a pena doarmos um pouquinho de nós, do nosso tempo em agradecimento a tudo que Ele nos concede diariamente?
As cinzas mostram que do pó nós viemos e para o pó voltaremos! (Gn 3,19). De que valem nossas conquistas e todo nosso trabalho se não nos levam para o céu? E o céu é logo aí. Não sabemos o dia e a hora. Só saberemos que uma hora ela chegará.
Lembro como era importante essa data sempre passarmos em família. Meu pai na Quarta de Cinzas e na Sexta-Feira Santa além de participar das celebrações. No que diz respeito ao jejum e abstinência nem frutas deixava comer. Ele dizia: “temos em fartura todo dia. Será que não podemos ficar um dia sem come-las por causa de Jesus?
Carrego comigo até hoje essa memória. E partilho com vocês para que não se viva esse dia somente como uma tradição, mas para que você e eu vivamos esse tempo com fé e verdadeira conversão no coração que traz alegria e sustento para a alma.
Vamos dar mais atenção para nossa fé. Afinal de contas, o que nos restará ao entardecer de nossa vida? Só restará a fé e o amor, nada mais. Vamos rezar povo. Pense nos seus propósitos propostos pela Quaresma.
Oração: de que forma me aproximar mais de Deus?
Jejum: o que preciso disciplinar mais em mim?
Caridade: meu relacionamento com os outros, família, amigos e demais pessoas. O que preciso melhorar?
Não é sobre os outros, é sobre o que eu preciso para melhorar e buscar o céu.
Pense nisso. Reze e confie!
E não esqueça de ir na Missa de Cinzas hoje. Jesus vai ficar feliz.
Na Comunidade Bethânia, no recanto de São João Batista a Missa é às 19h30 no Centro de Eventos Padre Léo, o Leozão, no bairro Timbezinho.
Por Padre Elinton Costa da Comunidade Bethânia