Curiosidades sobre o Servo de Deus Padre Léo
Padre Léo | 13 de Abril 2020
Com seu jeito alegre, espontâneo e sua preocupação com os mais necessitados, e em especial, com os que precisam de acolhimento e de atendimento para largar o mundo da dependência química, Padre Léo trouxe inúmeros ensinamentos. Hoje, vamos falar de algumas curiosidades do fundador da Comunidade Bethânia. Confira já!

Léo Tarcísio Gonçalves Pereira, mais conhecido como Pe. Léo, foi músico, cantor e compositor, nasceu em 9 de outubro de 1961. Veio de uma família simples do Sul de Minas Gerais, no vilarejo conhecido por Biguá. É o nono filho do casal: Joaquim Mendes Pereira e Maria Nazaré Guimarães.
Antes de ingressar no seminário teve algumas outras profissões como torneiro mecânico, além de ter trabalhado em uma fábrica de armas em Itajubá-MG. Em 1982 entrou no Seminário, e em 1990 foi ordenado Sacerdote.
Preparamos algumas curiosidades sobre o Servo de Deus Padre Léo, confira já!
#1 Fundou a Comunidade Bethânia
Muitos lembram do Servo de Deus Padre Léo enquanto pregador na rede Canção Nova de Televisão e ainda sim poucos sabem que ele foi o fundador da Comunidade Bethânia.
A partir de experiências pessoais enquanto sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Servo de Deus Padre Léo sentiu no coração a inspiração para fundar esse espaço de acolhida.
Durante os atendimentos que fazia, ele notou que o problema das drogas era uma urgência a ser combatida. Assim, sentiu a necessidade de proporcionar a essas pessoas um lugar e um ambiente que revelasse um jeito novo de viver, saudável e pleno, e a partir daí surgiu a Comunidade.
#2 Ficou conhecido nacional e internacionalmente por suas pregações
Dentre suas principais pregações:
Verdadeira Cura e Libertação
O padre vem nos falar, que a verdadeira cura e libertação, se dá, quando nos colocamos por inteiro nas mãos de Deus, quando fazemos tudo pelas mãos de Jesus pela oração, e não pelas nossas próprias mãos e forças, por que o demônio não tem poder sobre nós e nossas ações, mas o poder que ele tem, é tentar nos influenciar a partir de nossas fraquezas.
O Poder da Bênção
Nos fala da Importância dos filhos estarem sobre a bênção dos seus pais, em todas as circunstâncias, pois filhos que não tomam a bênção aos seus pais, deixam de receber de Deus, uma graça especial, que somente pela proclamação da boca dos pais é possível receber, por que a palavra, Deus te abençoe, saída da boca do pai e da mãe, tem o poder de transformar a vida de qualquer filho.
A Cura do Ressentimento
Servo de Deus Padre Léo nos traz a ideia de que o ressentimento é um meio que o encardido tem de entrar na nossa vida, pois ele pega um fato do passado na nossa história, e faz com que fiquemos remoendo, isso é ressentindo, para que assim nos afastemos de Deus através do ressentir, mas o remédio do ressentimento é crer em Jesus e em suas obras.
Jesus nos ensina como reagir
Nós somos uma caixa de ressonância e milagres, pois se somos católicos, acreditamos em milagres, só que muitas vezes para acreditar, temos que olhar a partir do negativo, só que nos esquecemos que pelo simples fato de abrir os olhos todos os dias, isso já é um grande milagre de Deus.
Essas e inúmeras outras pregações do padre nos fez e continua nos fazendo refletir muito sobre nós!
#3 Foi um Padre Dehoniano
Servo de Deus Padre Léo foi um sacerdote ordenado na Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos), e foi a partir das suas experiências pessoais enquanto sacerdote dehoniano que ele sentiu no coração a inspiração e necessidade para fundar a Comunidade Bethânia.
Outra curiosidade, é que o padre sempre usava no pescoço um símbolo que representava seu início na vida sacerdotal!
#4 Fazia parte da RCC e renovou a forma de pregar a palavra de Deus
Entrou para a Renovação Carismática Católica (RCC) em 1983. Participava de eventos televisionados. E a partir desses eventos, ganhou popularidade pela intensidade de suas palavras. O padre renovou o jeito de pregação com seu jeito alegre e peculiar de evangelizar por meio de histórias, "causos da roça", piadas e parábolas, era considerado um “humorista de Deus" e alegrava a todos com suas pregações.
#5 Foi diretor e professor 
Servo de Deus Padre Léo trabalhou como diretor pedagógico no Colégio São Luiz em Brusque, em 1991, onde atuou até 1998. Além do Colégio ele começou a atuar também como professor do curso de Filosofia da Febe. Nessa época, ele conciliava o trabalho com os atendimentos aos jovens marginalizados.
#6 Ex dependente químico
Servo de Deus Padre Léo, foi dependente químico quando jovem, e depois de sua conversão, percebeu a urgência em auxiliar os jovens e suas as famílias. Obediente à voz do Espírito Santo, o padre ratificou tal necessidade e encontrou, dessa maneira, pessoas enviadas por Deus para que a obra começasse.
O fundador deixou vários ensinamentos para cuidar dos mais necessitados, dependentes químicos e entre outros. Vale conhecer este material.
Servo de Deus Padre Léo, foi um Pai Espiritual que se preocupou com o sofrimento dos dependentes químicos e dos que estão à margem da sociedade, que largou tudo e correspondeu à sua vocação. O grande pregador, sacerdote que entendia e falava a língua do povo. E que agora está passando pelo processo de Beatificação, confira este post !
Se você ainda não conhece e não teve oportunidade de conhecer mais sobre a história do Servo de Deus Padre Léo, em nosso blog temos inúmeros textos sobre o fundador da comunidade, confira !



