A Missa de Encerramento da fase diocesana do Processo de beatificação do Servo Deus Padre Léo já tem data para acontecer. O arcebispo de Florianópolis, onde tramita a fase diocesana, Dom Wilson Tadeus Jönck já definiu a data e será no sábado, 21 de junho, às 15h, na Comunidade Bethânia, em São João Batista. O comunicado oficial aconteceu durante o Luau da Misericórdia, nesse sábado, 22 de março, pelo Padre Lúcio Tardivo, presidente do Instituto Padre Léo, responsável pelo processo.
A emoção tomou conta do público com a notícia. Há cinco anos, em 07 de março de 2020 aconteceu ali, naquele mesmo lugar, no campo da Comunidade Bethânia a Missa Campal de abertura do Processo de Beatificação do Padre Léo.
Nesses cinco anos foram realizadas diversas etapas no caminho que seguem até hoje. O pedido de abertura do processo de beatificação do Servo de Deus, Padre Léo foi em 2017, na época, há 10 anos após sua morte. Após esse passo foi criado o Instituto Padre Léo, responsável por coletar os testemunhos dos milagres para serem encaminhados no processo de beatificação.
Para que esse processo tenha continuidade há demandas que precisam ser arcadas. Dessa forma Providência Divina para a causa podem ser doadas pelo site
padreleo.doacoesbethania.com.br
Membros do tribunal eclesiástico
Em um ato jurídico e canônico, foi instaurado o tribunal eclesiástico. Esse tribunal é formado da seguinte forma, tem como presidente o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönk; delegado episcopal, Padre Tarcísio Vieira; promotor da causa, Padre Alcides Albony Amaral; notário atuário, Ronaldo Frigini; notário adjunto, Diácono Roque Inácio Führ; postulador da causa, Paolo Vilotta; chanceler, Diácono José Neri de Souza. Padre Lúcio Tardivo é o presidente do Instituto Padre Léo.
Confira o caminho da beatificação percorrido até o momento
Pedido de abertura do processo
Nomeação de um postulador da causa, ou seja, um responsável pelo processo
Investigação da vida do candidato (provas de virtudes e fama de santidade)
Solicitação a Congregação para a causa dos Santos concede o título de ‘Servo de Deus’ ao candidato
Bispo instituiu formalmente a causa de beatificação
Instituição do tribunal sobre a vida e virtudes do Servo de Deus com a nomeação de um juiz delegado pelo bispo
O tribunal oficializou as declarações das pessoas que enviaram os depoimentos sobre o Servo de Deus.
Enviado a congregação da causa dos santos, em Roma e todo processo ocorre em sigilo, uma regra do Vaticano.
Até a canonização há outros processos e não há um período definido para que isso ocorra.
Missa de encerramento da fase diocesana do Processo de beatificação do Servo Deus Padre Léo em 21 de junho de 2025