O Servo de Deus, Padre Léo, sempre esteve cercado por mulheres fortes, que foram fundamentais na sua formação, na concretização dos seus sonhos e na sua caminhada espiritual. Dentre tantas que marcaram sua vida, destacam-se duas mulheres cujo coração transbordava amor e respeito por ele: Dona Maria Nazaré Guimarães e Juscélia Maria Coelho Ludivg.
Durante as pregações, nas celebrações da Santa Missa, nos acampamentos e retiros, sempre que falava da mãe, os olhos se enchiam de serenidade. Inúmeras vezes, compartilhou com os fiéis como, mesmo com toda a simplicidade, Dona Maria Nazaré se tornou um exemplo de mulher, sabedoria e resiliência.
Um dos momentos mais marcantes que ilustra essa conexão foi um bate-papo entre o Servo de Deus, Padre Léo, e o Monsenhor Jonas Abib, no programa "Na Tenda do Senhor". Padre Léo relembrou com emoção: "Foi emocionante quando nós quatro celebramos a Missa de Bethânia, em Bethânia, na igrejinha de Bethânia, lá em Israel. Estava eu, mamãe, Juscélia e a Sônia, benfeitora da Comunidade". Mostra aí o quanto mulheres de fé lhe rodeavam nos momentos marcantes.
Juscélia Maria Coelho Ludivg conheceu o Padre Léo através de um projeto para a capela do Espírito Santo no Colégio São Luís. Mesmo diante de dúvidas e resistências, abraçou a causa e conseguiu demonstrar que, com união e determinação, o projeto poderia se concretizar. Foi nesse momento que Padre Léo enxergou nela uma mulher forte, corajosa e destemida.
A parceria entre os dois se fortaleceu. Em Bethânia, além de exercer a profissão de Engenheira Civil, projetando as construções conforme os desejos do Padre Léo, Juscélia tornou-se um sinal de acolhimento e serviço. Abraçou no coração o sonho do amigo e dedicou-se a ele. Sua presença feminina foi marcante, especialmente nos fins de semana, quando organizava minuciosamente os retiros e estava próxima dos filhos, filhas e crianças que viviam em Bethânia, exercendo uma verdadeira maternidade espiritual.
Outra mulher que teve um papel essencial na vida do Padre Léo foi Dona Wanda Duarte da Silva Gomes. Sensibilizada durante uma Missa, quando o Servo de Deus buscava um local para fundar a Comunidade Bethânia, ela tomou a iniciativa de procurar os proprietários das terras necessárias para concretizar esse sonho. Graças a sua ação generosa, hoje a Comunidade Bethânia é uma realidade. A todas as mulheres que fazem parte de Bethânia, nossos desejos são de muita luz e sabedoria, além do sentimento de gratidão.
Neste Dia Internacional da Mulher, sigamos o exemplo do Servo de Deus, Padre Léo, e elevemos uma oração por todas as mulheres que são luz e força no mundo. Que saibamos reconhecer e valorizar cada contribuição que elas realizam diariamente na vida de todos nós.