Odair Bernardo de Oliveira, 54 anos é natural de Taubaté, no Vale do Paraíba, em São Paulo, e vive a vocação com dedicação na Comunidade Bethânia. Há 10 anos chegou à comunidade, e há sete é um consagrado. Casado com Maria Luciana Felipe de Oliveira, Odair é pai de duas filhas, Amanda e Maria Luiza, e avô dos pequenos Eduardo e Renan.
Atualmente, é administrador do Recanto de Cianorte, no Paraná, mas a trajetória na Comunidade Bethânia também passou pelos recantos de Lorena (SP) e Italva (RJ) exercendo a mesma função. Odair recorda que conheceu o Padre Léo através das pregações transmitidas pela TV Canção Nova. O primeiro contato com a Comunidade Bethânia ocorreu em 2009, durante uma visita ao Recanto de Lorena. Nesse momento, sentiu que Deus o chamava para viver em uma comunidade de vida.
Ao longo do processo formativo, onde morou em Curitiba e Guarapuava, cada etapa concluída fortaleceu a certeza de que estava no caminho certo. “A cada passo da formação, com a ajuda dos formadores, a confirmação veio: estamos vivendo integralmente o Carisma de Bethânia, nos ensinamentos e no legado deixado pelo Servo de Deus, Padre Léo”, destaca.
Com graduação em Logística, Odair, que há dois anos administra o Recanto de Cianorte, explica que a função envolve responsabilidades como a captação de recursos e a organização de eventos, como a Corrida Pe. Léo e a participação em festas da cidade. Além disso, cuida da manutenção da estrutura, incluindo obras, reformas e manutenção dos veículos. Para ele, a missão de consagrado em Bethânia é, acima de tudo, viver o acolhimento.
A motivação para seguir a vida consagrada foi a busca por uma vida fraterna, baseada no compromisso com os irmãos. “A vida consagrada em Bethânia nos ensina a viver de forma fraterna, com união e amor entre todos”, afirma.
O legado do Padre Léo, especialmente a intimidade com a palavra, o cuidado em conhecer os detalhes de cada local onde pregava, o amor pelos acolhidos e a alegria contagiante, são fontes de inspiração para Odair. Ele ainda recorda momentos marcantes vividos na comunidade que fortaleceram sua vocação, especialmente os milagres da Providência Divina, que frequentemente experimentou na trajetória. Como administrador, vivenciou de perto essa realidade de fé.
O lema de vida que carrega consigo é a mensagem deixada pelo Servo de Deus, Padre Léo: “Buscai as coisas do alto”. Para Odair, os valores essenciais para quem deseja se dedicar à Comunidade Bethânia são o “sentimento de pertença” e o compromisso diário com a consagração. “Quem sente o desejo de viver essa vida, deve se entregar desde o primeiro dia, sem esperar pela conclusão das etapas formativas. A consagração é vivida a cada dia”, afirma.
Odair deixa uma mensagem aos amigos e benfeitores da Comunidade: “Vivam Bethânia com o coração aberto. A Providência passa pelas mãos de cada um de vocês que nos ajudam e acreditam nesta obra. Somos gratos pelo apoio contínuo.”