POPUP
AJUDE ESTA OBRA
ACESSE A NOSSA LOJA
Representantes da Comunidade Bethânia participaram do Primeiro Fórum Regional de Turismo Religioso
Crédito da foto - Divulgação

O gestor da Comunidade Bethânia e presidente da Comtur – Conselho Municipal de Turismo de São João Batista, Anderson Bento Garcia, o turismólogo da Comunidade Bethânia, Tiago Borges, e a diretora de turismo de São João Batista, Josiana Feller, participaram na quarta-feira, 26, do 1° Fórum Regional de Turismo Religioso, intitulado "Santa Catarina: Destino de Fé", que ocorreu em Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, no Complexo Nossa Senhora de Lourdes e Louvor.

Anderson destaca a importância da realização de fóruns, reuniões e trocas de experiências quando o assunto é turismo. Como representante da Comunidade Bethânia e presidente do Comtur, ele atua como agente de mobilização na busca pelo desenvolvimento do segmento no município de São João Batista e em toda a região, contribuindo para o fortalecimento da Região do Vale Sagrado.

Garcia também enfatiza que o turismo religioso é, antes de tudo, acolhida, hospitalidade, cuidado e fé. Esses pilares devem permear toda a cadeia turística, incluindo atrativos, hospedagem, serviços de alimentação, transporte, além das políticas públicas de saúde, educação, cultura, assistência social e segurança pública. Tudo isso é fundamental para acolher e cuidar bem do peregrino.

“Todos precisam se sentir pertencentes, e é nesse sentido que gestores públicos e autoridades representativas de santuários e demais atrativos se reúnem para debater esses e outros desafios. O Servo de Deus Padre Léo foi precursor no acolhimento e, há quase 30 anos, traduziu por meio do Carisma de Bethânia a máxima de ‘Acolher a todos como ao próprio Cristo’. Assim, o Memorial que expõe seus pertences e a Capela, que guarda os restos mortais, recebe cada vez mais visitantes e peregrinos que vêm fazer orações, pedidos ou agradecer por graças alcançadas”, explica.

Anderson ainda ressalta que São João Batista possui um grande potencial. Sem dúvida, a cidade pode crescer muito na diversificação da economia, buscando no turismo religioso, cultural e de natureza uma nova força para o desenvolvimento econômico.

Sobre a programação

A programação começou com uma missa de recepção do Fórum, seguida de uma reunião do GT – Grupo de Trabalho – do turismo religioso de Santa Catarina, que discutiu as ações para 2025. Em seguida realizaram uma visita ao Complexo Nossa Senhora de Lourdes e Louvor. À tarde, ocorreu a abertura do 1º Fórum Regional "Santa Catarina: Destino de Fé" e uma palestra com o tema "Governança do Turismo Espiritual", ministrada pelo Padre Daniel Aguirré.

Depois, houve o Painel Alto Vale, que abordou a Rota Mariana de Ituporanga, Laurentino e Salete. A palestra "Turismo Religioso, Rural, Cultural e Ecoturismo: Possibilidades de Integração" foi apresentada pela Doutora Marlene Huebes Novaes, especialista em turismo religioso. Também foi realizada a palestra "As Interfaces do Turismo Plurireligioso", com o Padre Omar Raposo, Reitor do Santuário Cristo Redentor do Rio de Janeiro.

Além disso, houve estandes com informações sobre destinos religiosos, apresentações culturais e homenagens, incluindo uma apresentação cultural do Complexo Cristo Luz de Balneário Camboriú, em celebração aos dois anos de geminação com o Cristo Redentor.

 
Indique a um amigo
 
 
Notícias relacionadas